Institucional

Bolonha: Movimenta se faz presente com dois títulos que destacam a diversidade cultural brasileira

março 2025

|

Por movimenta-educacao

COMPARTILHAR

LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp
Copy link
URL has been copied successfully!

A 62ª Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, na Itália, é a maior do mundo e reúne todo ecossistema literário

 Do dia 31 de março a 03 de abril, Bolonha será palco de sua tradicional Feira do Livro Infantil e Juvenil. O maior evento literário voltado a este público no mundo, conta com paineis internacionais de palestrantes que estão na vanguarda das oportunidades para a indústria editorial, sendo assim um lugar de trocas importantes que tem a inovação em seu DNA.

 O Grupo Movimenta, referência em conteúdos educacionais com projetos que já impactaram cerca de quatro milhões de alunos em todo o país,  chega ao eventocom dois títulos: “Vamos passear na floresta” (categoria ficção) de autoria Lia Minápoty e ilustrações de Taisa Borges e "Crônicas da Cosmovisão Indígena: Animais e Plantas" (cetagoria sustentabilidade) de autoria de Yaguarê Yamã e ilustrações de Mauricio Negro.

 Em “Vamos passear na floresta”, a brincadeira popular “Vamos passear no bosque” ganha uma versão bem brasileira neste livro bilíngue maraguá/português. Ao valorizar nossa biodiversidade, encontramos nessa história as belezas da Floresta Amazônica e a poderosa onça-pintada, um dos maiores felinos do mundo e o que possui a habilidade de nadar e mergulhar muito bem, sendo um predador de jacarés, por exemplo.

Já em “Crônicas da cosmovisão indígena: animais e plantas”, a obra convida os leitores para um mergulho na visão de mundo de povos indígenas. Conhecer as cosmovisões sobre animais e plantas da Floresta Amazônica nos oferece uma possibilidade de estabelecer novos vínculos, simbologias e sentidos em relação à natureza. Com linguagem fluída, o autor apresenta as interligações entre os seres humanos, as plantas e os animais presentes em uma vida completamente relacionada ao ambiente em que habitam, enquanto as ilustrações nos levam à uma vivência intensa com muitos ícones dos povos originários, destacando e valorizando estas referências ancestrais e de valor histórico para nosso país.

Ana Cláudia Rocha, curadora da linha pedagógica do Grupo Movimenta, destacou que representantes da Movimenta estão cruzando o oceano para selecionar as melhores obras, aquelas com qualidade artística literária para trazê-las para o catálogo do Grupo, para que cheguem até os leitores. “Isso é se preocupar com a linguagem que queremos apresentar, porque também somos uma editora e essa preocupação com qualidade na direção da formação do leitor literário é o que reúne o mundo inteiro em discussões sobre obras artísticas literárias. Há eventos, palestras, mostras, exposições de ilustrações, diálogos com autores e ilustradores. É um grande encontro para debater a natureza dessa arte, porque a literatura é uma arte onde a palavra tem a potência de nos levar a universos sensíveis e ampliação de nossos sentidos e significações da ordem do imaginário”, enfatiza.

Marcela Machado, gerente de conteúdo pedagógico e editorial do Grupo, também comenta a satisfação em participar da feira. “É o maior encontro mundial do setor e, estar lá, representa uma oportunidade única para nós do Grupo Movimenta, pois permite apresentar nosso catálogo a editoras, agentes e distribuidores de diversos países, além de abrir caminho para novas parcerias e trocas com profissionais do mercado”, registra ao acrescentar que é uma chance também de acompanhar de perto as tendências da literatura infantojuvenil, descobrir novos talentos e trazer inspirações que podem enriquecer o trabalho do Grupo.

“Essa experiência ajuda a fortalecer a presença da Movimenta no cenário editorial e a conectar nossa produção com o que há de mais atual e relevante para crianças e jovens”, finalizou.

Sobre a 62ª Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha: Trata-se da maior feira do livro infantil e juvenil do mundo, tem como objetivo movimentar e aquecer os mercados do setor editorial do livro infantil e promover os intercâmbios internacionais através de encontros de negócios e uma ampla programação cultural. Reúne editores, agentes literários, bibliotecários, autores, ilustradores, entre outros públicos que orbitam neste segmento.

A primeira edição foi realizada em 1964 e desde 1966 a organização oferece o Ragazzi Award. Durante o evento são anunciados também os ganhadores do Prêmio Hans Christian Andersen e do Prêmio Memorial Astrid Lindgren.O Brasil já venceu o Hans Christian Andersen outras três vezes: Lygia Bojunga em 1982, Ana Maria Machado em 2000 e, na categoria ilustração, Roger Mello em 2014. O prêmio é concedido ao conjunto da obra.

Sobre o Grupo Movimenta

Recentemente, o Grupo ampliou seu portfólio de negócios para atender a rede privada de ensino. Com essa expansão, a marca MVT Educação passou a atender exclusivamente o setor público, enquanto a Movimenta Educação ficou responsável por toda a operação com a rede privada e pelo principal acervo literário do Grupo. Nesse novo ambiente de negócios, adquiriu a Editora Prefácio e criou a empresa Aprendizagem Integrada, ambas voltadas para projetos educacionais. Esse novo posicionamento tem por objetivo otimizar os esforços do grupo para fornecer soluções e recursos educacionais para as escolas privadas e públicas, com uma proposta pedagógica inovadora.

“A aquisição da Editora Prefácio e criação da empresa Aprendizagem Integrada reforçam essa responsabilidade, ampliando a capacidade do grupo em atender às necessidades educacionais em diversos contextos”, reforça o CEO.