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Mais da metade da população brasileira não lê livros. Aliar jogos com literatura é o caminho?

dezembro 2024

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Por movimenta-educacao

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A 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada no último dia 19 de novembro, revelou que, pela primeira vez, a proporção de não-leitores é maior que a de leitores no país, com uma perda de mais de 7 milhões de leitores nos últimos cinco anos. Victor Prado, autor do projeto LiGa – Literatura e Gameficação, desenvolvido pela MVT Educação, empresa do Grupo Movimenta, comentou os dados para este Blog.

Ele aponta que o desinteresse pela leitura é impulsionado pelo consumo excessivo de redes sociais e pela presença crescente da Inteligência Artificial. Prado acredita que a solução para engajar os jovens na leitura está em integrar jogos à literatura, uma vez que ambos compartilham características e são linguagens.

"As novas gerações muitas vezes não compreendem a importância da literatura — que dirá passar 30 minutos lendo um livro. É um formato de conteúdo muito diferente do que estão acostumados e que pode parecer “muito parado”. Usar características dos jogos para dinamizar a maneira de se envolver com a literatura é unir o melhor dos dois mundos", pondera.

O LiGa é um projeto educacional gamificado voltado para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que utiliza jogos de forma analógica para tornar a leitura mais envolvente. Os alunos exploram aventuras literárias, tomando decisões e criando de forma colaborativa, sem foco em competição. O projeto visa resgatar o prazer da leitura e estimular habilidades como pensamento crítico, colaboração e criatividade, envolvendo também os pais no processo educacional.

O projeto conta, ainda, com quatro livros literários, para cada faixa etária, que serão lidos pelos alunos, mas o programa foi pensado e desenvolvido para extrapolar os limites dessa relação com os livros. Também traz para a sala de aula a aventura da gameficação e o envolvimento de boas narrativas para desenvolver o pensamento crítico, a colaboração e interação, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a comunicação e a criatividade dos alunos.