fevereiro 2025
Por movimenta-educacao
“A Educação Matemática crítica envolve o desenvolvimento da Educação Matemática como suporte da democracia, o que significa que as salas de aula também devem refletir princípios democráticos.” Essa perspectiva é do professor Ole Skovsmose, matemático dinamarquês, falecido em 27 de fevereiro. Seu trabalho influenciou teorias adotadas pelo Banco+, projeto do Grupo Movimenta que promove conhecimento e reflexão sobre consumo consciente.
Skovsmose contribuiu com conceitos fundamentais na Educação Matemática crítica, como cenários de investigação, repertório dos estudantes e aplicação prática da disciplina, princípios presentes nos projetos do Grupo Movimenta.
“Sua ausência será sentida, mas seu impacto permanece em suas obras e na formação de educadores e estudantes”, afirma Marcela Machado, gestora da área pedagógico-editorial do Grupo Movimenta.
Ele foi o primeiro doutor em Educação Matemática da Dinamarca, formado pela Royal Danish School of Educational Studies em 1982. Em 1994, obteve o título de Doutor em Ciências com o livro Towards a Philosophy of Critical Mathematics Education, referência no campo.
Durante 15 anos, lecionou, orientou e pesquisou no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Unesp, em Rio Claro, onde influenciou gerações de educadores brasileiros. Seu trabalho recebeu reconhecimento internacional, incluindo a nomeação entre os pesquisadores mais influentes do mundo pela Universidade de Stanford em 2023 e a medalha Hans Freudenthal da International Commission on Mathematical Instruction em 2024.