Institucional

Outubro Rosa: Grupo Movimenta promove bate-papo sobre autocuidado e conscientização

outubro 2024

|

Por movimenta-educacao

NOSSAS REDES

LinkedIn
Share
Instagram
WhatsApp
Copy link
URL has been copied successfully!

Amanhã, 19 de outubro, é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama. Consciente sobre a importância do tema e de como o autocuidado físico e mental pode impactar positivamente na prevenção do câncer e, também, de outras doenças, o Grupo Movimenta reuniu seus colaboradores para um bate-papo esclarecedor.

A gestora de RH, Kátia Magnani, falou, durante a abertura, a respeito da preocupação do Grupo em promover cada vez mais debates sobre saúde e equilíbrio emocional para melhorar o bem-estar da equipe. Katia também humanizou o debate ao trazer uma experiência pessoal sobre a importância da rede de apoio para uma pessoa que está passando pelo tratamento. E de como a cura perpassa também pelo caminho do cuidado e do amor.

Em seguida, Cristiane Riccitella, assistente social e especialista em relações humanas, trouxe dados importantes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Segundo o órgão, são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaques para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum – ficando atrás do câncer de pele.

Cristiane também alertou que o tema não está relacionado só às mulheres, mas é de interesse coletivo. Inclusive, citou o câncer de mama em homens. “E quanto mais vocês, todos nós, nos informarmos a respeito, com certeza ganharemos em sociedade, teremos uma sociedade cada vez mais saudável”, enfatizou.

A busca do equilíbrio entre todas as áreas da vida foi o mote do debate e os colaboradores puderam relatar sobre as ações e atividades que os levam ao bem-estar físico e emocional.

Os impactos sobre a falta de equilíbrio e foco excessivo na carreira, no desenvolvimento intelectual, na saúde mental, na família e nos relacionamentos foram citados, bem como a importância dos cuidados com a espiritualidade, com o lazer e com a parte financeira também foram pautas.

Por fim, Cristiane trouxe dados sobre fatores e sinais de risco e, sobretudo, um passo a passo para o autoexame. “Priorize o que fortalece sua saúde física e mental, pois, sem elas, todo o resto perde o equilíbrio", finalizou.