dezembro 2024
Por movimenta-educacao
O projeto LiGa – Literatura e Gameficação, desenvolvido pela MVT Educação, empresa do Grupo Movimenta, recebeu destaque no Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE) realizado em novembro no Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro.
O projeto, que utiliza jogos para transformar a relação dos alunos com a literatura, foi apresentado por Victor Prado, criador da metodologia e pesquisador da UFRJ, que compartilhou os resultados da pesquisa sobre a usabilidade do LiGa. O estudo acompanhou a implementação do material em Itararé (SP) e utilizou modelos validados academicamente para avaliar tanto a facilidade de uso do LiGa pelos professores quanto a percepção deles sobre os resultados decorrentes da sua implementação.
Intitulada "Implementing LiGa – Literature and Gamification: Usability and Effectiveness of Analog Gamification in Brazilian Elementary Education", a pesquisa revelou que os professores consideram o material de fácil entendimento e aplicação. Além disso, relataram mudanças positivas no comportamento dos estudantes, destacando aspectos como “melhora na relação com a literatura” e “maior engajamento e participação em sala de aula”.
“Cerca de 80% dos professores participaram da pesquisa, cujos resultados estão disponíveis publicamente. A maioria também concordou que o ‘passo a passo’ do material poderia ser incorporado em outros materiais didáticos existentes no mercado educacional”, destacou.
Victor Prado também está trabalhando em um novo artigo sobre a taxa de adoção do material, com resultados que serão divulgados em breve.
Clique aqui para ler o artigo na íntegra, na versão em inglês, porquanto foi produzido para bancos de pesquisas internacionais.